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Quarta Parte - A Oração Cristã
Primeira Secção - A Oração na Vida Cristã
Capítulo Primeiro - A Revelação da Oração
Artigo 1 - No Antigo Testamento
ELIAS, OS PROFETAS E A CONVERSÃO DO CORAÇÃO
2581. O templo devia ser, para o povo de Deus, o lugar da sua educação para a oração: as peregrinações, as festas, os sacrifícios, a oblação vespertina, o incenso, os «pães da proposição», todos esses sinais da santidade e da glória do Deus altíssimo e tão próximo, eram apelos e caminhos de oração. Muitas vezes, porém, o ritualismo arrastava o povo para um culto demasiadamente exterior. Faltava-lhe a educação da fé e a conversão do coração. Foi essa a missão dos profetas, antes e depois do Exílio.
2582. Elias é o pai dos profetas, da geração dos que procuram a Deus, dos que procuram a face do Deus de Jacob (
2583. Depois de ter aprendido a misericórdia no seu retiro na torrente de Querit,
ensina à viúva de Sarepta a fé na Palavra de Deus, fé que ele confirma com a sua
oração insistente: Deus faz voltar à vida o filho da viúva (
Aquando do sacrifício no monte Carmelo, prova decisiva para a fé do povo de Deus, é em resposta à sua súplica que o fogo
do Senhor consome o holocausto, «à hora de oferecer o sacrifício da tarde». «Responde-me,
Senhor, responde-me!» são as palavras de Elias, que as liturgias orientais
retomam na epiclese eucarística (
Finalmente, retomando o caminho do deserto em direcção ao lugar onde o Deus vivo
e verdadeiro Se revelou ao seu povo, Elias recolheu-se, como Moisés, «na
cavidade do rochedo», até «passar» a presença misteriosa de Deus (
2584. É no «a sós com Deus» que os profetas vão haurir luz e força para a sua missão. A sua oração não é uma fuga do mundo infiel, mas uma escuta da Palavra de Deus, às vezes um debate ou uma queixa e sempre uma intercessão que espera e prepara a intervenção do Deus Salvador, Senhor da história (
Resumindo:
2595. Os profetas convidam à conversão do coração e, procurando ardentemente a face de Deus, como Elias, intercedem pelo povo.