Consulta Índice Analítico
Primeira Parte - A Profissão da Fé
Primeira Secção - «Eu Creio» - «Nós Cremos»
Capítulo Terceiro - A Resposta do Homem a Deus
Artigo 2 - Nós Cremos
III. Uma só féResumindo:
184. «A fé é um antegozo do conhecimento que nos tornará felizes na vida futura» (
CREDO
SÍMBOLO DOS APÓSTOLOS (
CREDO DE NICEIA–-CONSTANTINOPLA (
Creio em Deus, Pai todo-poderoso,
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso,
e em Jesus Cristo, seu único Filho,
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
que foi concebido pelo poder
E encarnou pelo Espírito Santo,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos;
Ressuscitou ao terceiro dia,
Creio no Espírito Santo;
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica;
Creio na Igreja una, santa,
na remissão dos pecados;
Professo um só Baptismo Segunda Secção - A Profissão da Fé Cristã - Os Símbolos da Fé OS SÍMBOLOS DA FÉ 190.
O Símbolo divide-se, portanto, em três partes: «na primeira, trata da Primeira
Pessoa divina e da obra admirável da criação: na segunda, da Segunda Pessoa
divina e do mistério da Redenção dos homens; na terceira, da Terceira Pessoa
divina, fonte e princípio da nossa santificação» ( 191. O Símbolo «está estruturado em três partes [...] subdivididas em fórmulas variadas e muito adequadas. Segundo uma comparação frequentemente empregada pelos Padres, chamamos-lhes artigos. De facto, assim como nos nossos membros há certas articulações que os distinguem e separam, do mesmo modo, nesta profissão de fé, foi com razão e propriedade que se deu o nome de artigos às verdades que devemos crer em particular e de modo distinto» ( 192. Foram numerosas, ao longo dos séculos, e correspondendo sempre às necessidades das diferentes épocas, as profissões ou símbolos da fé: os símbolos das diferentes Igrejas apostólicas e antigas ( 193. Nenhum dos símbolos dos diferentes períodos da vida da Igreja pode ser considerado ultrapassado ou inútil. Todos nos ajudam a abraçar e a aprofundar hoje a fé de sempre, através dos diversos resumos que dela se fizeram. Entre todos os símbolos da fé, há dois que têm um lugar muito especial na vida da Igreja: 194. O Símbolo dos Apóstolos, assim chamado porque se considera, com justa razão, o resumo fiel da fé dos
Apóstolos. É o antigo símbolo baptismal da Igreja de Roma. A sua grande autoridade vem-lhe
deste
facto: «É o símbolo adoptado pela Igreja romana, aquela em que Pedro, o primeiro
dos Apóstolos, teve a sua cátedra, e para a qual ele trouxe a expressão da fé
comum» ( 195. O Símbolo dito de Niceia-Constantinopla deve a sua grande autoridade ao facto de ser proveniente desses dois primeiros concílios ecuménicos (dos anos de 325 e 381). Ainda hoje continua a ser comum a todas as grandes Igrejas do Oriente e do Ocidente. 196. A exposição da fé, que vamos fazer, seguirá o Símbolo dos Apóstolos, que constitui, por assim dizer, «o mais antigo catecismo romano». Entretanto, a nossa exposição será completada por constantes referências ao Símbolo Niceno-Constantinopolitano, muitas vezes mais explícito e pormenorizado. 197. Como no dia do nosso Baptismo, quando toda a nossa vida foi confiada «a esta regra de doutrina» (Rm 6, 17), acolhemos o Símbolo da nossa fé que dá a vida. Recitar com fé o Credo é entrar em comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. E é também entrar em comunhão com toda a Igreja, que nos transmite a fé e em cujo seio nós acreditamos: «Este Símbolo é o selo espiritual [...], é a meditação do nosso coração e a sentinela sempre presente; é, sem dúvida, o tesouro da nossa alma» ( Capítulo Primeiro - Creio em Deus Pai 198. A nossa profissão de fé começa por Deus, porque Deus é «o Primeiro e o Último» (Is 44, 6), o Princípio e o Fim de tudo. O Credo começa por Deus Pai, porque o Pai é a Primeira Pessoa divina da Santíssima Trindade; o nosso Símbolo começa pela criação do céu e da terra, porque a criação é o princípio e o fundamento de todas as obras de Deus. Artigo 1 - «Creio em Deus Pai Todo-Poderoso Criador do Céu e da Terra» Parágrafo 1 - Creio em Deus 199. «Creio em Deus»: é esta a primeira afirmação da profissão de fé e também a mais fundamental. Todo o Símbolo fala de Deus; ao falar também do homem e do mundo, fá-lo em relação a Deus. Os artigos do Credo dependem todos do primeiro, do mesmo modo que todos os mandamentos são uma explicitação do primeiro. Os outros artigos fazem-nos conhecer melhor a Deus, tal como Ele progressivamente Se revelou aos homens. «Os fiéis professam, antes de mais nada, crer em Deus»( 200. É com estas palavras que começa o Símbolo Niceno-Constantinopolitano. A confissão da unicidade de Deus, que radica na Revelação divina da Antiga Aliança, é inseparável da confissão da existência de Deus e tão fundamental como ela. Deus é único; não há senão um só Deus: «A fé cristã crê e professa que há um só Deus, por natureza, por substância e por essência» ( 201. A Israel, seu povo eleito, Deus revelou-Se como sendo único: «Escuta, Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças» (Dt 6, 4-5). Por meio dos profetas, Deus faz apelo a Israel e a todas as nações para que se voltem para Ele, o Único: «Voltai-vos para Mim, e sereis salvos, todos os confins da terra, porque Eu sou Deus e não há outro [...] Diante de Mim se hão-de dobrar todos os joelhos, em Meu nome hão-de jurar todas as línguas. E dirão: "Só no Senhor existem a justiça e o poder"» (Is 45, 22-24) (
Criador do Céu e da Terra;
Criador do Céu e da Terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis.
nosso Senhor,
Filho Unigénito de Deus,
nascido
do Pai antes de todos os séculos:
Deus de Deus, luz da luz,
Deus
verdadeiro de Deus verdadeiro;
gerado, não criado, consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E por nós, homens, e para nossa
salvação
desceu dos Céus.
do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria;
no seio da Virgem Maria,
e Se fez
homem.
foi crucificado, morto e sepultado;
desceu à
mansão dos mortos;
ressuscitou ao terceiro dia;
subiu aos Céus;
está
sentado à direita de Deus Pai
todo-poderoso, de onde há-de vir a julgar
os vivos e os mortos.
padeceu e foi sepultado.
conforme as Escrituras;
e subiu aos Céus,
onde está sentado
à direita do Pai.
De novo há-de vir em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu Reino não terá fim.
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai e do
Filho;
e com o Pai e o Filho é adorado
e glorificado:
Ele que falou
pelos profetas.
na comunhão dos Santos;
católica e apostólica.
na ressurreição da carne;
na vida eterna.
Amen
para remissão dos pecados.
E espero a
ressurreição dos mortos,
e a vida do mundo que há-de vir.
Amen.
I.«Creio em um só Deus»