Consulta Índice Analítico






Catecismo - Consulta Índice Analítico






Artigo 1 - «Creio em Deus Pai Todo-Poderoso Criador do Céu e da Terra»

Parágrafo 7 - A Queda

III. O pecado original

O PRIMEIRO PECADO DO HOMEM

400. A harmonia em que viviam, graças à justiça original, ficou destruída; o domínio das faculdades espirituais da alma sobre o corpo foi quebrado (); a união do homem e da mulher ficou sujeita a tensões (); as suas relações serão marcadas pela avidez e pelo domínio (). A harmonia com a criação desfez-se: a criação visível tornou-se, para o homem, estranha e hostil (). Por causa do homem, a criação ficou sujeita «à servidão da corrupção» (). Enfim, vai concretizar-se a consequência explicitamente anunciada para o caso da desobediência (): o homem «voltará ao pó de que foi formado» (). A morte faz a sua entrada na história da humanidade ().






Artigo 7 - O Sacramento do Matrimónio

I. O matrimónio no desígnio de Deus

O MATRIMÓNIO SOB O REGIME DO PECADO

1606. Todo o homem faz a experiência do mal, à sua volta e em si mesmo. Esta experiência faz-se também sentir nas relações entre o homem e a mulher. Desde sempre, a união de ambos foi ameaçada pela discórdia, o espírito de domínio, a infidelidade, o ciúme e conflitos capazes de ir até ao ódio e à ruptura. Esta desordem pode manifestar-se de um modo mais ou menos agudo e ser mais ou menos ultrapassada, conforme as culturas, as épocas, os indivíduos. Mas parece, sem dúvida, ter um carácter universal.



1607. Segundo a fé, esta desordem, que dolorosamente comprovamos, não procede da natureza do homem e da mulher, nem da natureza das suas relações, mas do pecado. Ruptura com Deus, o primeiro pecado teve como primeira consequência a ruptura da comunhão original do homem e da mulher. As suas relações são distorcidas por acusações recíprocas (); a atracção mútua, dom próprio do Criador (), converte-se em relação de domínio e de cupidez (): a esplêndida vocação do homem e da mulher para serem fecundos, multiplicarem-se e submeterem a terra () fica sujeita às dores do parto e do ganha-pão ().