Consulta Índice Analítico






Catecismo - Consulta Índice Analítico






Artigo 1 - O Primeiro Mandamento

II. «Só a Ele prestarás culto»

A ADORAÇÃO

2096. A adoração é o primeiro acto da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-Lo como tal, Criador e Salvador, Senhor e Dono de tudo quanto existe, Amor infinito e misericordioso. «Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto» (Lc 4, 8) - diz Jesus, citando o Deuteronómio (Dt 6, 13).



2097. Adorar a Deus é reconhecer, com respeito e submissão absoluta, o «nada da criatura», que só por Deus existe. Adorar a Deus é, como Maria no Magnificat, louvá-Lo, exaltá-Lo e humilhar-se, confessando com gratidão que Ele fez grandes coisas e que o seu Nome é santo (). A adoração do Deus único liberta o homem de se fechar sobre si próprio, da escravidão do pecado e da idolatria do mundo.






Artigo 3 - No Tempo da Igreja

I. A bênção e a adoração

2628. A adoração é a primeira atitude do homem que se reconhece criatura diante do seu Criador. Exalta a grandeza do Senhor que nos criou () e a omnipotência do Salvador que nos liberta do mal. É a prostração do espírito perante o «Rei da glória» () e o silêncio respeitoso face ao Deus «sempre maior» (). A adoração do Deus três vezes santo e soberanamente amável enche-nos de humildade e dá segurança às nossas súplicas.