Consulta Índice Analítico






Catecismo - Consulta Índice Analítico






Artigo 1 - A Revelação de Deus

II. As etapas da Revelação

DEUS ELEGE ABRAÃO

60. O povo descendente de Abraão será o depositário da promessa feita aos patriarcas, o povo eleito (), chamado a preparar a reunião, um dia, de todos os filhos de Deus na unidade da Igreja (). Será o tronco em que serão enxertados os pagãos tornados crentes ().



61. Os patriarcas, os profetas e outras personagens do Antigo Testamento foram, e serão sempre, venerados como santos em todas as tradições litúrgicas da Igreja.



DEUS FORMA O SEU POVO ISRAEL

62. Depois dos patriarcas, Deus formou Israel como seu povo, salvando-o da escravidão do Egipto. Concluiu com ele a aliança do Sinai e deu-lhe, por Moisés, a sua Lei, para que Israel O reconhecesse e O servisse como único Deus vivo e verdadeiro, Pai providente e justo Juiz, e vivesse na expectativa do Salvador prometido ().



63. Israel é o povo sacerdotal de Deus (), sobre o qual «foi invocado o Nome do Senhor» (Dt 28, 10). É o povo daqueles «a quem Deus falou em primeiro lugar»(), o povo dos «irmãos mais velhos» na fé de Abraão ().



64. Pelos profetas, Deus forma o seu povo na esperança da salvação, na expectativa duma aliança nova e eterna, destinada a todos os homens (), e que será gravada nos corações (). Os profetas anunciam uma redenção radical do povo de Deus, a purificação de todas as suas infidelidades (), uma salvação que abrangerá todas as nações (). Serão sobretudo os pobres e os humildes do Senhor () os portadores desta esperança. As mulheres santas como Sara, Rebeca, Raquel, Míriam, Débora, Ana, Judite e Ester conservaram viva a esperança da salvação de Israel. Maria é a imagem puríssima desta esperança ().



III. Jesus Cristo - «Mediador e plenitude de toda a Revelação»

Resumindo:

72. Deus escolheu Abraão e concluiu uma aliança com ele e os seus descendentes. Fez deles o seu povo, ao qual revelou a sua Lei por meio de Moisés. E preparou-o, pelos profetas, a acolher a salvação destinada a toda a humanidade.